Nova tecnologia vai desinfectar 99,99% dos germes da casa de banho dos aviões em três segundos
A fabricante de aviões Boeing apresentou ontem o seu novo modelo de casa de banho, que agora se lava de forma automática em apenas três segundos, mal o passageiro saia, numa acção que elimina 99,99% dos germes.
Depois de cada visita aos lavabos, o sistema activa-se automaticamente – o que inclui levantar o tampo da sanita, para uma limpeza mais eficaz – e emitir um flash de luz ultravioleta que pode erradicar praticamente todos os germes na casa de banho. Segundo a empresa norte-americana, os raios ultravioleta utilizados são diferentes do que são usados, por exemplo, em solários, pelo que não são prejudiciais à saúde – seria irónico se o fossem, na verdade.
Os sanitizantes ultravioleta activam-se – apenas – quando a casa de banho não está ocupada, sendo que poderão, inclusive, ajudar a eliminar os maus odores. Paralelamente, haverá também um sistema de vácuo desenhado para desinfectar o chão. “Estamos a tentar aliviar a ansiedade que todos temos quando utilizados os lavabos durante um vôo”, explicou a chefe de performance ambiental da Boeing, Jeanne Yu.
Infelizmente, escreve o Quartz, a luz ultravioleta não acabará com os resíduos de urina e fezes que por vezes se encontram nos assentos das sanitas. Como acontece em todas as casas de banho públicas.
Foto: Daniel Lobo / Creative Commons