Nova visão para zoo quer tornar os visitantes invisíveis ao olho animal (com FOTOS)
Desde que foi fundado, em 2006, o dinamarquês Bjarke Ingels Group tem desenvolvido alguns dos mais incríveis projectos de arquitectura de todo o mundo. O novo trabalho, Zootopia, promete ser ainda mais interessante, uma vez que procura construir um zoo menos stressante para os animais.
A ideia original do projecto pretende colocar os visitantes no lugar os animais, e vice-versa. Ou seja, os visitantes assumem este papel, tendo lugares específicos para ficar; os animais, por outro lado, são os grandes protagonistas do Zootopia, ganhando muitos metros em relação aos habituais jardins zoológicos.
Segundo o City Lab, a Bjarke Ingels inspirou-se no zoo de Givskud, na Dinamarca, que tem três modos diferentes de transporte para o visitante, cada um focado num continente: navegação, para a Ásia, bicicleta, para África, e aviação, para América.
O Zootopia vai ter abrigos e caminhos mais parecidos com o habitat natural dos animais, porque o principal objectivo do projecto é fazer com que estes se sintam, verdadeiramente, na sua casa – e não na Dinamarca ou outro qualquer país europeu, por exemplo.
Segundo um estudo publicado recentemente no The New York Times, os animais que vivem em cativeiro sofrem de vários problemas emocionais devido à sua interacção com humanos. Assim, o Zootopia pretende ser uma visão progressiva dos zoos – um lugar em que o humano esteja invisível, no seu canto, e o animal se sinta verdadeiramente bem.
A primeira fase do projecto deverá estar terminada em 2019 e terá 1,2 milhões de metros quadrados. Veja algumas fotos do Zootopia.
[nggallery id=823 template=greensavers]