Nova Zelândia: objectivo é plantar 100 milhões de árvores por ano
O objectivo é grandioso, mas segundo Jacinda Ardern, a primeira ministra da Nova Zelândia, é “absolutamente realizável”: plantar 100 milhões de árvores por ano, num esforço convicto para tornar o país mais sustentável.
Chegada recentemente ao cargo, Jacinda Ardern aponta as questões ambientais como uma prioridade para o seu executivo. Assim, ao objectivo de plantar tão elevada quantidade de árvores, juntar-se-ão mais medidas ambientais ambiciosas. Entre as iniciativas anunciadas, encontra-se a meta de usar única e exclusivamente energias renováveis para suportar a rede eléctrica do país. Também a melhoria de ciclovias e o investimento no transporte ferroviário surgem como apostas.
Fontes de energia renováveis, como a hidroeléctrica, a geotérmica e a eólica fazem já parte da realidade da Nova Zelândia, com cerca de 85% da electricidade produzida no país a ter origem nestas fontes. Jacinda Ardern aponta 2035 como o ano em que a Nova Zelândia alcançará percentagens de 100% na produção de energia a partir de fontes renováveis.
Foto: via Creative Commons