Novas matrículas de carros elétricos recuam 6,1% na UE em 2024

O número de novos automóveis totalmente elétricos matriculados na União Europeia (UE) teve, em 2024, uma quebra homóloga de 6,1% para 1,45 milhões, face aos 1,55 milhões de 2023, divulga hoje o Eurostat.
Com os registos de novos automóveis totalmente elétricos em 2024, a frota da UE subiu 32,4%, para 5,87 milhões em relação a 2023 (4,43 milhões).
A quota dos carros totalmente elétricos (movidos apenas por bateria) entre todas as novas matrículas caiu para 13,6% em 2024, abaixo do nível de 2023 (14,6%).
Esta participação, salienta o serviço estatístico europeu, manteve-se abaixo de 1% até 2018, mas cresceu nos últimos anos, subindo para 5,3% em 2020, 9,0% em 2021 e 12,1% em 2022.
Enquanto os carros híbridos ‘plug-in’ registaram uma queda de 6,5%, semelhante à dos carros de passageiros totalmente elétricos, o número total de novos carros híbridos aumentou 12,7% em 2024 (3,95 milhões) em comparação com 2023 (3,50 milhões).
As maiores quotas de carros totalmente elétricos entre os carros novos registados foram observadas na Dinamarca (51,3%), Malta (37,7%) e Suécia (34,9%).
Em contraste, as menores foram verificadas na Croácia (1,8%), Eslováquia (2,4%) e Polónia (3,0%).
Em Portugal, a parte de automóveis totalmente elétricos ficou pelos 20% das novas matrículas, em 2024, estando em 8.º lugar entre os 27 Estados-membros.