Novo calendário com espécies invasoras para sensibilizar todos os dias do ano

Esta iniciativa, enquadrada no projeto europeu Life Invasaqua sobre espécies exóticas invasoras dos sistemas aquáticos e estuarinos, visa, mês após mês, sensibilizar e dar a conhecer todas as ações que têm vindo a ser desenvolvidas desde o seu início.

Cada mês, um alerta, iniciando o ano com o caramujo-maçã, que ilustra o mês de janeiro. Sendo conhecido por alterar os ecossistemas onde aparece e competindo com as espécies nativas por recursos, espaço, e alimento. Esta espécie invasora tem uma reprodução rápida e muito numerosa, aumenta a sua densidade nas comunidades naturais mudando substratos e condições da água.

A escolha das diferentes espécies que aparecem no calendário foi pensada para que todos os grupos de animais trabalhados no projeto Life Invasaqua estejam representados: peixes, vertebrados e invertebrados, plantas e fungos”.

Espécies exóticas invasoras são aquelas que não são nativas de uma determinada área, neste caso a Península Ibérica, mas provêm de áreas geográficas diferentes e são invasoras porque, pela ação humana, aparecem em locais onde não poderiam chegar através dos seus meios naturais e causam danos aos ecossistemas e às espécies nativas encontradas no habitat onde invadem o território.

Segundo a Life Invasaqua o calendário será enviado para administrações, comunidade científica, bem como para “escolas que tenham alguma relação com a Life Invasaqua, como as que participaram num concurso de curtas-metragens em Portugal ou num dos desenhos da Universidade de Múrcia em Espanha”.

O calendário pode ser descarregado em: http://www.lifeinvasaqua.com/pt-pt/calendario-de-especies-exoticas-invasoras-lifeinvasaqua-2021/

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...