Novo comparador de tarifários luz e gás da ComparaJá.pt vem ajudar famílias portuguesas a poupar
A plataforma ComparaJá.pt acaba de alargar a sua atividade à comparação de tarifários de eletricidade e gás natural com o objetivo de ajudar 100 mil famílias a baixar a sua fatura de energia a cada ano.
O comparador gratuito, que agrega as mais de 450 ofertas dos mais de 20 fornecedores do mercado liberalizado, permite fazer upload de faturas de forma a determinar a poupança exata de cada consumidor com a mudança para a solução mais competitiva, tendo para tal em conta os consumos reais de cada agregado.
A pensar nos consumidores com preocupações ecológicas, a nova ferramenta – disponível em https://www.comparaja.pt/energia – inclui ainda a funcionalidade de filtrar os tarifários de Energia Verde.
Comparação de mais de 450 ofertas dos mais de 20 fornecedores do mercado
O comparador gratuito de Energia do ComparaJá.pt agrega as 457 ofertas de eletricidade, gás natural e dual (Luz e Gás) dos 23 fornecedores do mercado liberalizado. Abrange apenas o segmento doméstico, excluindo comercializadores de último recurso.
Com uma interface simples e intuitiva, permite personalizar as simulações de acordo com o perfil e necessidades de cada consumidor – desde a composição do agregado familiar, o tempo normal de ocupação da habitação, se o utilizador prefere tarifa simples ou bi-horária, a sua necessidade de potência contratada na eletricidade e o escalão de consumo no gás natural.
Inclui ainda a hipótese de simular ofertas de acordo com as opções de adesão ao débito direto e/ou fatura eletrónica.
No simulador é também possível verificar todos os custos de cada oferta, desde o preço por kWh até ao termo fixo, passando pelos diferentes impostos aplicáveis, tendo o utilizador a possibilidade de perceber quer o valor mensal quer o valor anual estimado para o seu perfil de consumo.
Análise digital de faturas e filtro de tarifários de Energia Verde
A nova ferramenta do ComparaJá.pt permite fazer upload de faturas de forma a determinar a poupança exata de cada consumidor com a mudança para a oferta mais competitiva do mercado, tendo para tal em conta os consumos reais de cada agregado.
Após a recepção da fatura, o ComparaJá.pt faz um estudo personalizado aos consumos do utilizador e, a partir dos mesmos, apresenta uma correspondência com o melhor tarifário para esse perfil, recebendo o consumidor os resultados da análise nas 24 horas úteis seguintes.
A pensar nos utilizadores com preocupações ecológicas, o comparador inclui a funcionalidade de filtrar os tarifários de Energia Verde, isto é, ofertas em que a eletricidade produzida tem por base fontes 100% renováveis – seja eólica, solar, hídrica, entre outras -, garantindo impactos ambientais mais reduzidos.
Baixar a fatura da Energia de 100 mil famílias a cada ano
“Atualmente, aproximadamente 50.000 consumidores residenciais mudam de comercializador a cada mês. Com a entrada no mercado da comparação de energia, o ComparaJá.pt pretende contribuir para um aumento de 10% nesta tendência nos próximos 12 a 24 meses”, avança Miguel Ramalhosa, porta-voz do ComparaJá.pt
Este responsável explica que “Desse total potencial, queremos conquistar 15% do número de mudanças, o que no final de 2022 deverá significar que teremos mensalmente 8.250 utilizadores a contratualizar novos serviços de energia através da nossa plataforma. Desta forma, a partir de 2023 acreditamos que iremos conseguir ajudar, a cada ano, sensivelmente 100.000 pessoas a baixar a sua fatura da eletricidade e/ou gás natural”.
De notar que até 2025 irão transitar também cerca de 800.000 consumidores residenciais para o mercado liberalizado, o que permitirá potenciar ainda mais as dinâmicas de comparação e mudança de comercializador.
Ajudar os consumidores a poupar 6,2M€ por ano em Luz e Gás
“Tendo em conta que existem cerca de 4 milhões de contratos residenciais só de eletricidade e que, conforme as simulações genéricas que fizemos ao mercado, a poupança média numa fatura da Luz é de 4,70€ – isto atentando à diferença entre o valor médio e a oferta mais competitiva -, tal significa que os portugueses estão a “desperdiçar” poupanças na ordem dos 18,8M€ por mês, o que no final do ano significa 226 M€”, sublinha o porta-voz.
“Já se olharmos aos contratos duais – eletricidade e gás natural -, tendo em consideração que existem aproximadamente 1,25 milhões de contratos desta natureza e que a poupança nestes casos ascende a 6,80€, então aqui as famílias poderão economizar algo como 8,5 M€ por mês, o que perfaz 102 M€ por ano”, acrescenta.
Juntando as poupanças potenciais entre os contratos duais e de eletricidade, conclui-se que as poupanças mensais ascenderão a 27,3 M€, um total de 328 M€ a cada ano.
Miguel Ramalhosa afirma que “Tendo em conta estes valores, e assumindo a mesma proporcionalidade no tipo de serviços, antecipa-se que ao atingirmos o total anual de 100 mil contratos a partir de 2023 iremos conseguir ajudar as famílias portuguesas a poupar mais de 520 mil euros por mês, ou seja, mais de 6,2M€ por ano”.
Consumidores desconhecem facilidade do processo de mudança
Com a entrada no mercado da comparação de energia, o ComparaJá.pt pretende desmistificar o processo de mudança de comercializador. A este respeito, o porta-voz do ComparaJá.pt explica que “Os portugueses ainda não estão conscientes do quão fácil é baixar a sua fatura da Luz e ou do Gás Natural”.
“Para além de ser totalmente gratuito para o consumidor, o processo de mudança é tratado na íntegra pelo novo comercializador, não havendo burocracias associadas. Ademais, e sendo este talvez o aspeto mais importante a salientar, mudar para um comercializador mais económico não implica qualquer alteração no contador ou na instalação da eletricidade ou do gás natural e não há interrupção do fornecimento”, sublinha o responsável do portal de comparação.
Miguel Ramalhosa acrescenta ainda que “No mercado da energia não existem períodos de fidelização e não há limites ao número de mudanças de comercializador. Nesse sentido, não faz sentido as famílias suportarem encargos elevados com a luz ou gás por não beneficiarem do tarifário mais competitivo para o seu perfil de consumo. Além disso, todos os players do mercado aplicam a tarifa social, pelo que os consumidores não devem ter mesmo qualquer receio em comparar e mudar de comercializador”.