Novo desastre pode vir a caminho: tempestade tropical Irma passa a furacão de nível 3



O estado do Texas ainda mal teve tempo para avaliar toda a destruição deixada pelo furacão Harvey e suas chuvas e inundações sem precedentes na história dos Estados Unidos, e já está a braços com uma nova ameaça. A tempestade tropical Irma, a nona da temporada de furacões no Atlântico, formou-se esta quarta-feira perto de Cabo Verde, mas já passou a ser considerada um furacão de nível 3, com ventos de 185 quilómetros por hora rumo às Caraíbas.

Esta “intensificação rápida”, como foi caracterizada pelo Centro Nacional de Furacões (NHC) norte-americano, viu a sua velocidade aumentar pelo menos 30 nós (35 mph) em 24 horas. “Irma tornou-se um furacão impressionante”, disse o NHC, citado pela CNN. 

Segundo os meteorologistas, este é um “clássico furacão de Cabo Verde”, que se transformaram em alguns dos maiores e mais intensos furacões de sempre. “O furacão Irma deverá continuar a ganhar força à medida que se move para o oeste nos próximos cinco dias, e a previsão oficial do Centro Nacional de Furacões coloca-o como um furacão de categoria 4 quando chegar ao Caribe, o que, segundo as previsões, deverá acontecer na próxima quarta-feira.

Com a tempestade a cinco dias das Pequenas Antilhas e, pelo menos, a uma semana de distância de qualquer impacto potencial dos EUA, ainda há muita incerteza sobre a sua direcção, como explicam os metereologistas da estação norte-americana de notícias.

Foto: Nasa

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...