Novo “design” de turbina eólica promete uma melhor energia “offshore”



Custos mais baixos, turbinas eólicas mais baratas e segurança contra furacões. Este é o futuro da energia eólica offshore prometido pela SeaTwirl, uma empresa que fabrica turbinas eólicas verticais. Estas novas turbinas têm capacidades incorporadas na sua robusta estrutura. A sua tecnologia de ancoragem abre o horizonte oceânico onde anteriormente era difícil de alcançar para a captação de energia eólica.

Segundo o “Inhabitat”, a vantagem das turbinas eólicas offshore está nos ventos fortes a uma distância da costa. As turbinas eólicas verticais têm uma maior resistência estrutural para resistir a ventos fortes, o que as torna um melhor investimento para os parques eólicos offshore.

“As eólicas SeaTwirl utilizam uma turbina de eixo vertical com uma torre ligada à estrutura submarina, constituída por um elemento flutuante e uma quilha. Como a energia do vento faz girar a turbina, a estrutura mantém a sua estabilidade utilizando a quilha e o momento de rotação contrária, semelhante à função de uma quilha num veleiro”, explica a SeaTwirl, citada pelo site. Isto significa que a turbina eólica não resiste aos ventos, mas inclina-se com eles como uma boia.

Segundo a mesma fonte, a turbina eólica, a torre e o conjunto subaquático rodam como uma unidade. Acima da superfície da água, mas abaixo da turbina, encontra-se uma caixa fechada do gerador. A turbina inteira é mantida no fundo do mar por várias linhas de ancoragem. Isto significa que as turbinas SeaTwirl podem ser utilizadas em áreas fora do alcance das turbinas offshore tradicionais, que estão limitadas a uma profundidade de cerca de 50 a 60 metros. Estas turbinas podem ser ancoradas em águas mais profundas, o que é uma característica única no mercado atual de turbinas. Isto significa que os clientes podem ancorar estas turbinas para criar parques eólicos onde os ventos sopram de forma mais consistente e bastante forte.

Consequentemente, há mais potência e turbinas mais duradouras. As turbinas de eixo vertical podem ser mais altas porque são estruturalmente mais fortes do que a alternativa tradicional.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...