Novo electrodoméstico permite criar insectos para alimentação (com FOTOS)
À medida que a população mundial continua a crescer, o nosso apetite voraz por carne pode levar a uma escassez de recursos grave num futuro não muito distante. Para contornar o problema, a ONU sugeriu recentemente que passássemos a comer mais insectos, mas para que isso aconteça precisamos de desenvolver uma forma de os criar – é aí que entra o designer Mansour Ourasanah. É ele o criador do Lepsis, um fazedor de insectos capaz de conceber gafanhotos em qualquer casa.
Ourasanah colaborou com a KitchenAid para desenvolver o Lepsis – uma objecto pequeno e decorativo que pode muito bem ser colocado na bancada da cozinha, à semelhança de um electrodoméstico. O mecanismo aborda a questão de como produzir grandes quantidades de proteína sem ocupar mais espaço de terra no cultivo de insectos e foi anunciado como finalista dos prémios INDEX.
De acordo com Ourasanah, 80% da população mundial já come insectos e introduzir o hábito nas populações urbanas pode reduzir significativamente o impacto da produção de carne no meio ambiente.
Segundo o Inhabitat, o Lepsis é formado por quatro unidades individuais que servem para produzir, fazer crescer, colher e matar os gafanhotos. “De modo a avançar em direcção a um futuro sustentável, devemos redefinir o paradigma da alimentação”, explicou Ourasanah.
Mesmo muitas pessoas no mundo desenvolvido acharem repugnante comer insectos, um produto como o Lepsis pode ajudá-las a familiarizarem-se com a ideia.