Novo envelope reduz utilização de papel em 450 toneladas
A empresa de telecomunicações norte-americana Sprint lançou um envelope de dois lados, que pode ser reutilizado e reduz a utilização de papel, por ano, em 447 toneladas, o equivalente a 11.565 árvores, 37.500 metros cúbicos de água e 14,4 milhões de BTU.
O ecoEnvelope chegou às caixas de correio de 300 mil clientes da Sprint, em fase de testes, em Outubro de 2011. Os resultados foram tão bons que o projecto obteve luz verde para continuar.
Segundo a Sprint, apenas 30% dos seus clientes optam pelas facturas electrónicas, apesar de todas as vantagens desta opção – para o ambiente e não só. E apesar de tanto o envelope como a factura serem recicláveis, deixam de ter função aparente a partir do momento em que são abertos.
É que a Spring afirma que quase todos os clientes acabam por pagar por via online ou multibanco, deixando sem efeito o envelope de resposta que é colocado dentro do envelope principal. Ou seja, os novos envelopes reutilizáveis deixam obsoletos os envelopes interiores.
A Sprint afirma que começou a trabalhar neste projecto há seis anos e, depois de várias outras opções, decidiu que o ecoEnvelope é a melhor solução para poupar papel e dinheiro.
“Precisávamos de fazer alguma coisa, não fazer nada não era opção”, explicou ao Earth911 o responsável pela estratégia posta da Sprint, Keanon Swan. “A redução faz parte dos nossos esforços de sustentabilidade”. Os ecoEnvelopes chegam agora a todos os clientes da empresa.