Novo estudo indica que jovens portugueses têm grandes preocupações ambientais
Cerca de 97% dos jovens portugueses preocupam-se com o ambiente, revela o novo estudo internacional do Observador Cetelem “Ser jovem hoje: que caminhos para a independência”. Para a realização deste inquérito, foram consultados jovens entre os 18 e 30 anos de seis países europeus, sendo eles Portugal, Bélgica, Itália, Reino Unido, República Checa e Roménia. Em comparação à media europeia, os resultados sugerem que os portugueses têm uma maior preocupação ambiental.
Os temas mais importantes destacados pelos portugueses são a igualdade de género, orientação sexual e cor da pele (66%), seguindo-se a a transição energética – aliada à redução da pegada de carbono, aquecimento global e temas semelhantes – em segundo lugar (51%). Também a economia circular (37%), a proteção dos dados pessoais (37%), a compra/utilização de produtos e serviços de fornecedores locais (24%) e o desenvolvimento de novas formas de mobilidade, mais económicas e menos poluentes (18%), são temas que integram a lista de preocupações dos inquiridos.
A evolução e o desenvolvimento das alterações climáticas são ainda, de acordo com os jovens portugueses, a sua maior fonte de pessimismo.
Em comparação à media europeia, os portugueses demonstram maior preocupação ambiental. De maneira a contribuir para um futuro mais verde e o bem-estar do Planeta, os jovens inquiridos adotam práticas mais sustentáveis no seu dia a dia. 93% dos jovens portugueses evitam o desperdício, 82% procuram comprar menos e com melhor qualidade e 71% optam pelos produtos locais.