Novo fóssil de hipopótamo com grandes lábios é baptizado em honra de Mick Jagger
Além de “Sir” uma das figuras mais importantes do panorama musical, Mick Jagger vai também ficar imortalizado nas Ciências Naturais, uma vez que uma equipa de cientistas baptizou uma nova espécie de fóssil em honra do vocalista dos Rolling Stones e dos seus proeminentes lábios.
O fóssil de uma nova espécie de um animal semelhante a um pequeno hipopótamo com grandes lábios foi descoberto no deserto do Egipto, área que na pré-história terá sido um delta com vegetação abundante rodeado por pântanos – entre outros fósseis encontrados no local encontram-se peixes-gato, tartarugas e aves marinhas.
Jaggermeryx naida foi o nome dado à nova espécie, que terá vivo em África há cerca de 19 milhões de anos. O animal seria provavelmente do tamanho de um veado moderno e o equivalente ao cruzamento entre um hipopótamo magro e um porco de pernas longas.
De acordo com os dados divulgados equipa de paleontologia da Wake Forest University, que descobriu o fóssil, a mandíbula do animal apresenta oito buracos de cada lado. Estas estruturas albergariam provavelmente nervos, dando à criatura lábios extremamente sensíveis que seriam utilizados para encontrar comida. O animal terá pertencido à família extinta dos antracoterídeos.
Jaggermeryx naida traduz para “ninfa aquática Jagger”, indica Elle Miller, paleoantropóloga que esteve envolvida na descoberta e estudo do fóssil, refere o Daily Mail. “Alguns dos meus colegas queriam baptizar a nova espécie com o nome de Angelina Jolie, também por causa dos seus lábios. Mas para mim tinha de ser em honra de Mick Jagger”, afirma a investigadora.
Foto: vermelho_cereja / Creative Commons