Novo hotel de Peniche terá um dos maiores sistemas de autoconsumo de energia de Portugal



O MH Peniche, hotel que substituiu o antigo Hotel Praia Norte, à entrada de Peniche (na foto), vai instalar uma unidade de produção em autoconsumo constituída por 720 painéis fotovoltaicos para produção de energia eléctrica a partir do Sol. Toda a energia será consumida pelo novo hotel.

Com 180 kW de potência instalada, este será um dos maiores projectos executados até hoje, em Portugal, numa lógica de autoconsumo, permitindo à unidade hoteleira ser uma referência a nível nacional em termos de eficiência e de autonomia energéticas. Destaque também, do ponto de vista nível ambiental, a significativa redução das emissões de CO2 que o projecto irá permitir.

Com esta solução, o hotel vai registar uma poupança anual de energia na ordem dos €23.000 e vai reduzir as emissões de CO2 em 107 toneladas por ano. “Estamos felizes pelo desenvolvimento deste projecto, uma vez que vamos conseguir reduzir significativamente os nossos custos e as nossas emissões de CO2, dois aspetos essenciais nos dias que correm”, explicou em comunicado Mateus Marteleira, responsável pelo MHgroup.

O autoconsumo, actividade regulada pelo Decreto-Lei nº 153/2014 de 20 de Outubro, é um novo modelo de produção descentralizada de energia a partir de energias renováveis, em particular a partir do Sol, em que a energia elétrica produzida é consumida pelo próprio produtor. O projecto está a ser desenvolvido pela SunEnergy.

A demolição do antigo Hotel Praia Norte e construção do novo hotel pressupõe um investimento de €10 milhões e deverá estar concluída ainda este ano.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...