Novo Livro Vermelho avalia até 2021 os riscos de extinção dos Mamíferos de Portugal Continental
Há cerca de 15 anos atrás foi realizada a última avaliação sobre os estatutos de ameaça dos mamíferos de Portugal Continental, através do Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. Dezenas de cientistas e de profissionais e voluntários uniram-se agora num novo projecto, e estão a trabalhar para melhorar o conhecimento disponível sobre as espécies.
O novo Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental vai avaliar até 2021 o risco de extinção destas e de outras espécies analisadas em 2005, mas também de outros mamíferos que são novas ocorrências no país. De igual forma, vai também contribuir para a avaliação do estado de conservação das espécies abrangidas pela Diretiva Habitats realizada a cada seis anos.
O projeto vai recorrer aos critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) para a sua produção. A área de intervenção abrange todo o território de Portugal Continental, em especial a Rede Nacional de Áreas Protegidas e as Zonas Especiais de Conservação da Rede Natura 2000.
Algumas das espécies mais ameaçadas em território português são a cabra-montês (Capra pyrenaica), o lince-ibérico (Lynx pardinus), o morcego-de-ferradura-mediterrânico (Rhinolophus euryale), classificados como Criticamente em Perigo de extinção. Como espécies ‘Em Perigo’ foram nessa altura identificados o lobo-ibérico (Canis lupus), o morcego de Bechstein (Myotis bechsteinii) e a baleia-comum (Balaenoptera physalus).
Também a avaliação de 2019, realizada pelo ICNF, com contributos de peritos, para as espécies protegidas no âmbito da Diretiva Habitats identificaram 9 espécies com estado de conservação desfavorável, e 33 espécies com estado desconhecido, e voltou a confirmar situações desfavoráveis para espécies como o toirão, gato-bravo, rato de Cabrera e toupeira-de-água.
Maria da Luz Mathias, coordenadora geral do projeto, afirma “O cumprimento deste objetivo irá permitir melhorar o conhecimento sobre o estado de conservação e estatutos de ameaça das espécies de mamíferos terrestres e marinhos presentes em território continental”.
Pode acompanhar o desenvolvimento do Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental através do site.