Novo monumento pré-histórico descoberto perto de Stonehenge (com FOTOS)
Um grupo de arqueólogos da Stonehenge Hidden Landscapes, da Universidade de Birmingham, Reino Unido, descobriu o resto de uma estrutura de 90 pedras, enterrada numa área relvada próxima de Stonehenge – em Wiltshire, a menos de três quilómetros do histórico monumento.
A estrutura teria sido maior que Stonehenge, data de há 4.500 anos e as suas pedras originais medem mais de quatro metros, de acordo com um comunicado publicado ontem. Cerca de 30 das pedras permanecerão intactas, existindo fragmentos das outras 60.
A descoberta não foi feita através da escavação, mas sim através de tecnologias remotas baseadas em sensores. “A descoberta de um novo grande monumento em pedra, que está incrivelmente bem preservado, tem implicações significativas para a nossa compreensão de Stonehenge e da sua paisagem”, explicou em comunicado o professor Vincent Gaffney, do Stonehenge Hidden Landscapes Project.
“Não só estas novas provas demonstram uma fase completamente inesperada de arquitectura monumental, num dos grandes locais cerimoniais da Europa pré-histórica, mas a estrutura pode também ser contemporânea do famoso círculo de Stonehenge. Ou até anterior”, continuou.
Construído em 3.000 a.C., Stonehenge encontra-se espalhado por 16 quilómetros e é uma das atracções mais visitadas de Inglaterra. Ninguém sabe ao certo o propósito desta estrutura pré-histórica, considerada Património Mundial pela UNESCO. No entanto, pensa-se que terá sido uma espécie de calendário ou local de adoração.
[nggallery id=2202 template=greensavers]