Novo mundo subaquático descoberto nas Ilhas Pitcairn



Uma expedição revelou um ecossistema marinho único nas águas das Ilhas Pitcairn, território britânico no oceano Pacífico. As ilhas são um dos locais mais remotos do planeta, a milhares de quilómetros de qualquer continente e, até agora, as ilhas conseguiram escapar à poluição e pesca excessiva que dizima vários ecossistemas marinhos pelo mundo fora.

As ilhas são habitadas apenas por 53 pessoas e a maior parte descendem de marinheiros amotinados século XVIII. Foi o isolamento do território que atraiu a expedição Pristine Seas da National Geographic ao local.

“O isolamento significa que as ilhas têm sido preservadas o mais cristalino possível”, afirma o líder da expedição Enric Sala, ao Guardian. “Assim que se salta para a água e as bolhas de oxigénio desaparecem está-se rodeado de tubarões”, indica. Ao contrário de outros locais do mundo, a expedição descobriu que neste local são os tubarões que dominam o ecossistema marinho em volta das ilhas.

O tubarão-cinzento-de-recife é a espécie mais comum, seguido pelo tubarão-de-pontas-brancas-de-recife e do xaréu-preto. Quanto aos peixes não carnívoros, os peixes-unicórnios e o peixe-cirurgião-de-barra-branca são as espécies mais comuns.

Além da diversidade marinhas, as águas são extremamente límpidas e transparentes. “Não conseguíamos acreditar. A água era tão limpa que conseguíamos ver até 75 metros”, revela Sala. A limpidez da água significa que as barreiras de coral prosperaram a profundidades superiores às normais, até 100 metros, o que é um recorde mundial. No total, a equipa de exploração identificaram 80 novas espécies de peixes, corais e algas em Pitcairn.

Para preservar os ecossistemas marinhos e terrestres das ilhas, os habitantes de Pitcairn estão a dinamizar um plano para criar uma zona protegida de 830.000 quilómetros quadrados em volta das ilhas. Se forem bem-sucedidos, esta será a maior zona marinha protegida, superior àquela que o Governo dos Estados Unidos quer criar.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...