Novo parque infantil de Santiago do Chile mistura-se com natureza urbana (com FOTOS)



O centro de Santiago, no Chile, recebeu em Abril de 2012 um dos mais imaginativos e disruptivos parques infantis de todo o mundo. Chamado Parque Bicentenario de la Infancia, o local joga com quase 9.000 metros quadrados de áreas verdes, polvilhadas com dezenas de escorregas e baloiços, jogos em 3D, funiculares, brincadeiras de água e outros chamativos para entreterem as crianças – e seus pais – durante várias horas.

Ao contrário de muitos parques de diversões por todo o mundo, cheios de ruído e pouca ventilação, a proposta do ateliê Elemental contempla um importante impacto social, para além de convidar os cidadãos urbanos a rodearem-se da natureza e vegetação do Parque Metropolitano, um dos cinco maiores parques urbanos do mundo.

O Parque de la Infancia tem como parceiros o Parque Metropolitano e a Junta Nacional de Jardines Infantiles, que trabalharam seis anos num projecto que misturasse natureza com brincadeiras de criança. O parque começou a ser construído em 2009 e significou um investimento de €6,7 milhões (R$ 20,2 milhões). Para além dos jogos e infra-estruturas intemporais – como 60 escorregas – o parque construiu 695 metros quadrados de edifícios, entre administração, casas de banho públicas, um café, um quiosque e um anfiteatro.

A sua localização também não foi deixada ao acaso. Ele encontra-se perto das zonas mais carenciadas da cidade, proporcionando a milhares de crianças uma infra-estrutura eficiente e nova, para que elas possam brincar sem preocupações. O parque também restaurou parte da zona verde local.

Todos os caminhos estão adaptados à segurança dos mais pequenos e das pessoas com mobilidade reduzida. Há também casas na árvore e outras infra-estruturas que aguçam a imaginação infantil.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...