Novo projecto de Norman Foster propõe autoestrada aérea para bicicletas em Londres (com FOTOS)

O projecto era falado há pelo menos ano e meio, mas só agora o SkyCycle foi apresentado. Desenhado pelo conceituado arquitecto Norman Foster, o projecto propõe uma autoestrada área para bicicletas em Londres – situada por cima do comboio londrino.

O projecto tem dez percursos, que poderão ser utilizados por cerca de 12 mil ciclistas por hora. Com 217 quilómetros, esta rede de ciclovias poderá ser uma das respostas à falta de segurança que os ciclistas sentem, hoje, ao pedalar em Londres.

Segundo a imprensa britânica, o circuito terá cerca de 200 pontos de entrada, estando a primeira fase do projecto prevista para ligar o este londrino à Liverpool Street Station. Esta primeira ciclovia, com apenas 6,4 quilómetros, custará €265 milhões (R$ 845 milhões) – é um projecto megalómano.

Segundo Foster, o projecto deverá ser construído numa área onde vivem seis milhões de pessoas. Cada uma estará, no mínimo, a 10 minutos de distância de entrada da pista – o objectivo passa por retirar 29 minutos a cada viagem média de bicicleta na capital britânica.

“O ciclismo é uma das minhas grandes paixões – sobretudo com um grupo de amigos” – explicou Foster. “Acredito que as cidades onde podemos andar a pé ou de bicicleta, ao invés de conduzir, são locais mais agradáveis para se viver”.

Se o projecto for aprovado, ele demorará 20 anos a ser construído na íntegra. “O SkyCycle é uma abordagem lateral para encontrar espaço numa cidade congestionada. Ao utilizar os corredores superiores, podemos criar uma rede de classe mundial de rotas seguras e sem carros, ideais para quem se desloca para o trabalho”, continuou o arquitecto.

Veja algumas das fotos do projecto.

[nggallery id=130 template=greensavers]

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...