com o apoio
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Novo santuário de árvores gigantes descoberto na Amazónia

Foi descoberto um novo santuário de árvores gigantes no Estado brasileiro de Amapá, numa zona da floresta tropical da Amazónia. Com a ajuda de drones e participação da comunidade local, os investigadores encontraram a maior Castanheira do brasil (Bertholletia excelsa) da Amazónia, com 66,66 metros de altura, e um Angelim vermelho (Dinizia excelsa Duke) com 79,19 metros de altura.

O santuário está localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru, onde vive a comunidade de São Francisco do Iratapuru, que tem como rendimento a exploração sustentável da castanha.

A investigação ocorreu no âmbito do projeto “Árvores Gigantes” do Instituto Federal do Amapá (IFAP) e do Centro de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

“Nesse santuário, descobrimos que há uma competição intraespecífica entre duas gigantes da Amazónia, a castanheira e o angelim vermelho, além de observar a importância das espécies para a comunidade local”, explica Diego Armando, coordenador do projeto.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...