Novo santuário de árvores gigantes descoberto na Amazónia
Foi descoberto um novo santuário de árvores gigantes no Estado brasileiro de Amapá, numa zona da floresta tropical da Amazónia. Com a ajuda de drones e participação da comunidade local, os investigadores encontraram a maior Castanheira do brasil (Bertholletia excelsa) da Amazónia, com 66,66 metros de altura, e um Angelim vermelho (Dinizia excelsa Duke) com 79,19 metros de altura.
O santuário está localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru, onde vive a comunidade de São Francisco do Iratapuru, que tem como rendimento a exploração sustentável da castanha.
A investigação ocorreu no âmbito do projeto “Árvores Gigantes” do Instituto Federal do Amapá (IFAP) e do Centro de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
“Nesse santuário, descobrimos que há uma competição intraespecífica entre duas gigantes da Amazónia, a castanheira e o angelim vermelho, além de observar a importância das espécies para a comunidade local”, explica Diego Armando, coordenador do projeto.