Novo telemóvel recebe peças de diferentes marcas para evitar ficar obsoleto (com FOTOS)



E se, em vez de gastar dinheiro em novos aparelhos todos os anos, pudesse simplesmente manter o seu telemóvel mas actualizar a câmara, substituir o ecrã e aumentar o espaço de armazenamento? Esta é a ideia por detrás do Phonebloks.

Criado pelo designer holandês Dave Hakkens, o Phonebloks é um smartphone personalizado feito de “elementos modulares”, ou blocos, que podem ser facilmente trocados e substituídos. Se a bateria está viciada, por exemplo, pode ser colocada uma nova no mesmo lugar. O armazenamento pode ser actualizado ou também podem ser adaptadas diferentes câmaras.

Hakkens quis desenvolver um conceito de smartphone mais ecológico e fácil de reciclar, de modo a evitar a tendência de substituição dos aparelhos quase todos os anos. “Todos os anos milhões de telemóveis são deitados fora por estarem partidos ou obsoletos. Na maioria dos casos, é apenas uma peça que precisa de reparação ou adaptação e todas as outras partes funcionam bem”, justificou o criador.

Embora Hakkens admita que a sua criação não resolveria o problema do lixo electrónico e da poluição, não deixa de ser uma alternativa mais económica e amiga do ambiente. E luta contra a obsolescência programada.

O Phoneblok é composto por componentes separados, cada um com a sua própria função, passíveis de serem conjugados. As peças incluem transmissores Bluetooth e Wi-Fi, bateria, câmara, ecrã e armazenamento – de diferentes marcas. Cada um dos blocos está fixo a uma base que contém todas as ligações eléctricas correspondentes.

“Escolher componentes separados permite-lhe personalizar o telemóvel de acordo com as suas necessidades”, afirma Hakkens. “Está a tirar fotografias? Escolha uma câmara melhor. Está a trabalhar na ‘nuvem’? Escolha menos espaço de armazenamento. Não há necessidade de nenhuma função específica? Volte ao básico e escolha uma bateria de qualidade superior.”

Depois de comprar a base Phoneblok, os elementos individuais serão vendidos através da Blokstore – semelhante a uma app store, mas para hardware. O dispositivo ainda não está disponível para compra e Hakkens afirma que o conceito será vendido apenas se existir um interesse significativo por parte dos clientes, tal como de parceiros de hardware.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...