Novo Verde e ERP Portugal criam Praça de Sustentabilidade no Primavera Sound
A Novo Verde e ERP Portugal, entidades gestoras de resíduos de embalagens e resíduos elétricos e eletrónicos, e pilhas e baterias, respetivamente, criam a Praça da Sustentabilidade no festival Primavera Sound Porto, entre os dias 7 e 10 de junho, de forma a sensibilizar a comunidade para a importância da prevenção de resíduos, em parceria com a Lipor e a Zero Cups.
“A presença da ERP Portugal e da Novo Verde neste evento vem reforçar o seu principal objetivo de consciencializar a comunidade sobre a importância da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis, contribuindo assim para a redução da produção de resíduos.”, afirma Ricardo Neto, Presidente da Novo Verde e da ERP Portugal, citado em comunicado.
Sob o mote “Religa-te”, a ERP Portugal, em parceria com a Lipor estará presente com o CREW, projeto de Investigação & Desenvolvimento, com o objetivo de promover a prevenção de resíduos, através da realização de workshops de reparação de pequenos elétricos e eletrónicos, num repair cafe.
Por seu lado, a Novo Verde irá desenvolver uma ação com o Zero Cups, projeto vencedor do Packaging Enterprise Award 2021, com um módulo de demostração do projeto. A ação de sensibilização para a prevenção da Novo Verde consiste na distribuição de embalagens reutilizáveis e rastreáveis através da tecnologia desenvolvida pela The Loop Co.
De forma a envolver ainda mais a comunidade, estarão disponíveis bicicletas ligadas a um ecrã onde será possível ver a performance dos participantes. Através da gamificação de duas bicicletas, as pessoas poderão acompanhar a plantação de árvores, consoante a distância que pedalarem.
Durante os quatro dias de festival, os participantes terão a oportunidade de receber estas embalagens reutilizáveis, conhecidas como cups, ao pedalar por um determinado período de tempo ou percorrer uma certa distância. O cup poderá ser utilizado para encher e reencher com pipocas. A participação nesta dinâmica contribui para que a Novo Verde possa doar árvores de espécies autóctones a uma ONGA, para auxiliar no reflorestamento de algumas áreas do país. Após a atividade, os participantes devem registar-se na aplicação da Zero cups para que suas embalagens sejam rastreáveis e experienciar o equivalente a uma compra a granel com esta tecnologia, através de uma embalagem reutilizável.
Durante todo o festival, a Novo Verde e a Zero Cups vão ter mochileiros a circular para recolher os cups que os participantes queiram descartar.