Número de cachalotes que deram à costa no Norte da Europa sobe para 24 (com FOTOS)



Um cachalote de 30 toneladas – e que ainda está a lutar pela vida – deu hoje à costa na praia de Hunstanton, Reino Unido, elevando para 24 o número destes mamíferos que, no último mês, foram encontrados no Norte da Europa.

Segundo o Daily Mail, o animal mantém-se vivo, mas é difícil que assim permaneça durante muito tempo, devido à maré. Todos os outros 23 cachalotes morreram. “O melhor a fazer é deixarmos a natureza seguir o seu curso”, explicou o British Divers Marine Life Rescue (BDMLR). Esta ideia é corroborada pelo biólogo Ben Garrod, que em entrevista à BBC disse que o cachalote estava “muito stressado”. “No momento em que encalham, o seu corpo começa a deixar de suportar os seus órgãos e sistema cardiovascular”, explicou.

Segundo os especialistas, as 24 baleias fazem parte do mesmo grupo e já deram à costa em oito locais diferentes, de 9 de Janeiro até hoje: Skegness (três cachalotes), Wainfleet (um) e Hunstanton (dois), Inglaterra; Texel (seis), Holanda; Wangerooge (dois), Leuchefeuer (um), Trischen (um) e Friedrichskoog (oito), na Alemanha. Todos estes locais estão ligados ao Mar do Norte.

Por outro lado, não se sabe o que está a levar os cachalotes para a costa, muitos deles já mortos. “Não há provas, até agora, que [esta situação] esteja ligada com a poluição ou actividades dos barcos. E não há parasitas nelas… as baleias são cuspidas, é uma parte muito cruel da natureza”, continuou.

[nggallery id=2734 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...