Nunca foi ao Everest? Visite-o nesta imagem com 2 mil milhões de píxeis.
Milhões de pessoas, em todo o mundo, sonham em visitar o monte Everest, a montanha mais alta do mundo. A grande maioria delas, claro, nunca irá consegui-lo, mas agora a distância entre a sua casa e a cordilheira dos Himalaias está mais perto.
Isto porque o cineasta e alpinista David Breashers criou uma megaimagem de 2 mil milhões de píxeis, que cola 477 fotografias da zona de Pumori. Ao fazer o zoom, qualquer um pode sentir-se no Everest.
Veja aqui.
A foto tem um propósito muito claro: chamar a atenção para as alterações climáticas. O projecto tem a colaboração da ONG GlacierWorks e vai monitorizar o efeito das mudanças climáticas na região.
Assim, Breashers está já a trabalhar com a Microsoft numa versão mais detalhada do Everest.
Breashers e a GlacierWorks produziram também uma comparação com imagens da montanha desde 1921, para os cidadãos perceberam melhor como as alterações climáticas não são fruto da imaginação de cientistas e activistas. Ela existe e é cada vez mais visível.
“É uma imagem extraordinária e estamos muito entusiasmados com ela. As pessoas adoram clicar e fazer zoom”, explicou Breashers ao Daily Mail.
Veja também Machu Picchu com o mesmo sistema de fotografia.
Veja algumas das fotos produzidas.