Nutrition Awards 2013: todos os vencedores
Cinco categorias, cinco vencedores e 11 menções honrosas foram entregues hoje, no auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, aos projectos que se distinguiram no que respeita à inovação e ao empreendedorismo no sector agroalimentar e ciências da nutrição em Portugal.
Pelo quarto ano consecutivo, o Nutrition Awards, uma co-organização da consultora GCI e da Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN), premiou projectos de investigação, produtos, serviços e iniciativas de mobilização que se distinguiram entre as mais de 100 candidaturas recebidas.
Assim, os vencedores são a Frueat (produto Inovação), Myfarm.com (serviço Inovação), Faculdade de Ciências de Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Edenred e Direcção-Geral de Saúde (Iniciativa de mobilização), Frulact (Investigação e Desenvolvimento) e o jornalista Luís Silvestre, da Sábado, no Prémio Especial Comunicação Público.
Os vencedores de cada uma das categorias passam a dispor de um selo de reconhecimento de qualidade e distinção, que poderão utilizar como reforço na credibilização dos seus produtos, serviços e projectos e como ferramenta de marketing e comunicação.
Na sua quarta edição, o Nutrition Awards contou com o patrocínio da APED, Continente, Fundação Calouste Gulbenkian e McDonald’s, tendo como parceiros de media o Público, o Sapo, a Store Magazine, o GreenSavers a Distribuição Hoje e a SIC Notícias.
VENCEDORES DO NUTRITION AWARDS 2013
PRODUTO INOVAÇÃO |
Vencedor
Frueat
O produto lançado pela Frueat, o Fruut, consiste em fatias naturais de maçã desidratada produzidas na Quinta de Vilar, em Viseu. O produto é 100% natural, constıtuído apenas por maçã, sem adição de açúcar, gordura ou conservantes, e 100% Nacional, tendo aderido ao movimento Portugal Sou Eu.
O processo de secagem do produto foi desenvolvido em parceria com a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica e com a Escola Superior Agrária de Viseu. As parcerias com as Universidades estimulam o processo de inovação e desenvolvimento, proporcionado aos jovens investigadores o contacto com cenários reais de mercado.
SERVIÇO INOVAÇÃO |
Vencedor
“MyFarm.com – A sua horta, os seus produtos, o nosso engenho”. O principal objectivo desta empresa é promover e sensibilizar a população para o cultivo e manutenção da sua própria horta, de 49 m2, participando, na medida das suas possibilidades, e conforme a informação disponibilizada, nas actividades do processo produtivo da mesma. Desta forma os clientes (e-agricultores) consomem, com toda a confiança, as hortícolas que decidiram produzir (a MyFarm disponibiliza cerca de 70 culturas de primavera /verão e outono / inverno). Na sua área de terreno é instalada uma câmara, a partir da qual o cliente pode acompanhar 24/24 horas o processo de desenvolvimento daquilo que pediu para ser plantado. Os agricultores são parceiros da empresa na componente da produção e partilham com a MyFarm os investimentos, os custos e as receitas (até 60% de todas as receitas, consoante o seu grau de envolvimento com o processo de produção e com o cliente).
INICIATIVA DE MOBILIZAÇÃO |
Vencedor
Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Edenred e Direção Geral da Saúde com o projecto “Alimentação Inteligente – coma melhor, poupe mais”. Este Manual destina-se à população em geral, nomeadamente aos responsáveis pela gestão da alimentação familiar. O livro tem vindo a ser adoptado como ferramenta de consulta interna em instituições públicas, como o Ministério da Solidariedade e Segurança Social, e por instituições privadas e da Economia Social e pode ser descarregado em vários sítios de instituições governamentais como www.alimentacaosaudavel.dgs.pt.
INVESTIGAÇÃO & DESENVOLVIMENTO |
Vencedor
FRULACT – Industria Agroalimentar, S. A., com o projecto “FruShape – Fruta em formas (desenvolvimento de uma matriz amiloproteica formatável contendo fruta, vegetais, chocolate ou cacau)”. O FruShape é um produto com elevado valor nutricional apresentado de forma lúdica e divertida, para os segmentos populacionais mais jovens, e como produto de fácil acessibilidade e consumo para os segmentos mais seniores. Este projeto de Investigação e Desenvolvimento iniciou-se em Setembro de 2010 e a próxima fase do projecto FruShape será a industrialização e comercialização a partir de 2014.
PRÉMIO ESPECIAL COMUNICAÇÃO “PÚBLICO” |
Vencedor
Jornalista Luís Silvestre, da Revista Sábado, como trabalho de investigação intitulado: “Porque é que comemos assim?”, cujo objectivo passava por “ perceber os segredos do apetite, e que o cérebro é tão importante como o estômago. As cores e os sons são tão importantes como os sabores. E a genética é tão importante como os gostos.”