Nutrition Awards integra Portugal Foods e aposta na inovação no sector agroalimentar
Foi apresentada hoje, em Lisboa, a terceira edição do Nutrition Awards, uma iniciativa organizada pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) e GCI e que aposta, em 2012, no tema da inovação no sector Agroalimentar.
“Esta terceira edição visa reforçar o empenho da indústria agroalimentar no desenvolvimento de produtos, serviços e iniciativas que marcam o empreendedorismo do sector agroalimentar português”, explicou a organização esta tarde, na Fundação Calouste Gulbenkian.
O Nutrition Awards 2012 estará integrado na iniciativa Portugal Sou Eu e na plataforma Portugal Foods e pretende posicionar-se como “agente dinamizador do mercado agroalimentar português”.
“A indústria tem demonstrado grande dinamismo ao responder à crise com mais e melhores produtos, com o lançamento de conceitos de alimentação portuguesa mais equilibrada, original e conveniente. Num momento em que urge olhar para o futuro com optimismo, a mobilização de todos é essencial, bem como o reconhecimento interno e a captação de oportunidades por via dos diferentes parceiros envolvidos no projecto”, explica a organização.
Recorde os vencedores de 2011.
O reforço deste posicionamento traduz-se na entrada de novos parceiros, entre eles o Ministério da Economia e do Emprego, mantendo-se o apoio institucional do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação e Ciência e do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.
A valorização do trabalho desenvolvido pelas empresas, comunidade científica e entidades governamentais com responsabilidade nas áreas da Inovação, Indústria, Agricultura, Mar, Saúde e Educação, conduziu à definição de novas categorias dos prémios: Produto Inovação; Serviço Inovação; Investigação & Desenvolvimento; Iniciativa de Mobilização e Prémio Especial Jornalismo
Ainda segundo a organização, foi criado um órgão consultivo destinado a aconselhar e ajudar os promotores na definição dos objectivos do projecto, constituído pela AHRESP, ANCIPA, APCER, APED, APN, CONFRAGI, Direcção-Geral das Actividades Económicas, Direcção-Geral do Consumidor, FIPA, Fundação Calouste Gulbenkian, GCI, IAPMEI, Portugal Foods e Rede Inovar.
“Este ano queremos que os Nutrition Awards reflictam e projectem o trabalho dos empreendedores da indústria agroalimentar, das universidades e da sociedade em geral na área das ciências da nutrição. Só assim conseguiremos mostrar o quanto os portugueses são dinâmicos e mobilizadores numa sociedade em contínua mudança”, afirma Helena Ávila, presidente da APN.
As candidaturas têm início a 14 de Maio e terminam a 31 de Julho de 2012, data após a qual se iniciará o processo de avaliação, realizado por um júri de 35 especialistas na área. Os vencedores da iniciativa serão conhecidos a 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação.
A terceira edição dos Nutrition Awards tem o patrocínio da APED, Continente, McDonald’s e Fundação Calouste Gulbenkian.
Na 2ª Edição do projecto foram apresentadas 68 candidaturas para as sete categorias dos prémios: Saúde Pública (16); Nutrição Clínica (4); Inovação e Desenvolvimento de Produtos e Serviços (14); Qualidade e Segurança Alimentar (8), Investigação em Ciências da Nutrição (9), Comunicação em Nutrição (6) e Prémio Especial de Jornalismo (11).