Nüwa: esta pode ser uma futura cidade autossustentável em Marte



Como parte do trabalho científico para uma competição organizada pela Mars Society, uma organização americana sem fins lucrativos dedicada a explorar o Planeta Vermelho, o escritório de arquitetura Abiboo revelou os conceitos de design para uma cidade sustentável em Marte.

O projeto, denominado Nüwa, foi classificado como finalista entre 175 projetos inscritos mundialmente para a competição de 2020.

A Abiboo apresentou a proposta da Nüwa na convenção da Mars Society em outubro, que contou com a presença de Elon Musk da Space X, George Whitesides da Virgin Galactic e Jim Bridenstine da NASA.

Trabalhando remotamente em vários destinos globais, a Abiboo colaborou com a rede SONet no projeto. Esta rede inclui uma equipa internacional de cientistas liderada pelo astrofísico Guillem Anglada e especialistas em astrofísica, arquitetura, astrobiologia, engenharia espacial, astrogeologia, psicologia e química.

Para mitigar as condições atmosféricas adversas e únicas, o projeto apresenta um conceito vertical embutido na encosta de um penhasco. São cinco cidades, cada uma com a possibilidade de acomodar entre 200.000 e 250.000 habitantes. Cada cidade, com exceção da capital Nüwa, segue a mesma estratégia urbana para torná-la flexível o suficiente para ser aplicada a várias áreas de superfície do planeta.

Os “macro-edifícios” modulares e tubulares são inseridos nas falésias através de túneis, ligados entre si por uma rede 3D de túneis e concebidos para incluir espaços residenciais e de trabalho.

A infraestrutura também se conecta a “sky lobbies” projetados de forma translúcida e grandes dosséis que oferecem vistas da paisagem marciana e proteção contra radiação externa.

Cada módulo mede 10 por 60 metros e inclui dois andares com áreas verdes, jardins urbanos, espaços de arte e áreas de condensação que ajudam a dissipar o calor e o ar. Os espaços verdes comunitários incluem animais e corpos de água para promover o bem-estar físico e mental, um tipo dedicado à vegetação experimental e outro que atua apenas como parque recreativo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...