com o apoio
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

O bairro solar de Friburgo

A palavra sustentabilidade e as expressões eficiência energética e geração de energia ganham todo um novo sentido quando estamos a falar do bairro sustentável de Friburgo. Este bairro – ou melhor, esta cidade solar – foi desenvolvido pelo arquitecto Rolf Disch e consegue produzir quatro vezes mais energia que aquela que consome.

Ao todo são 59 casas que utilizam painéis solares fotovoltaicos – direccionados para o local correcto, como é óbvio – e outras fontes de conservação de energia para garantir a sustentabilidade ambiental de todo o bairro. O bairro tem uma zona residencial, algum comércio mas também uma zona empresarial. A casas foram construídas numa estrutura em aço, sendo que o seu design climático permite-lhes permanecer frescas no Verão e guardar o calor para serem aquecidas no Inverno.

De acordo com o Inhabitat, as casas estão desenhadas de acordo com o standard Passivhaus e têm acesso a aquecimento solar passivo e à luz natural. Os tectos das casas têm sistemas de reciclagem de água das chuvas que irrigam os jardins e aproveitam para fornecer água para utilização das casas de banho.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...