O britânico que vive na mesma casa há 85 anos (com FOTOS)
Para Jack Haddock, não há nenhum outro lugar no mundo como a sua casa. O britânico vive há 85 anos na mesma casa, em Walsall, para onde foi quando tinha apenas um ano, mas o mais interessante na sua vida é que ele ainda usa os mesmos equipamentos e ferramentas comprados pelos seus pais.
Numa altura em que a obsolescência programada e o consumismo nos levam a trocar de gadgets ou equipmentos electrónicos com quem muda de roupa, pessoas como Haddock fazem-nos acreditar que é mesmo possível viver com menos – muito menos – e mesmo assim sentirmo-nos realizados.
Na verdade, Haddock ainda ouve rádio no mesmo aparelho com que foi avisado do início da Segunda Guerra Mundial, em 1939. E o abrigo anti-bombas construído pela sua família, nessa altura, ainda está lá – agora é um jardim e lugar onde o Jack descansa à sombra.
“Sinto-me muito ligado a esta casa e adoro estar aqui. Conheço muita gente nesta comunidade e detestaria mudar-me”, explicou o britânico.
A casa é arrendada e era, inicialmente, propriedade do Walsall Council – agora é detida pelo Walsall Housing Group. A habitação custou €350 (R$ 1060), sendo considerada bastante moderna para a época.
Com a morte dos pais, em 1958, Jack começou a modernizar a casa: construiu uma casa de banho no primeiro andar, remodelou as instalações eléctricas nos anos 80 e recuperou toda a casa, com incentivos governamentais, em 2000.
Agora, a história de Jack é contada em livro – “The Home that Jack Built”, escrito poe Rob Hunter, analista do Walsall Housing Group. E o leitor, conhece alguém que viva há 85 anos no mesmo local?