O dia-a-dia dos refugiados num acampamento grego (com FOTOS)
Quando começou a crise dos refugiados na Europa, o fotógrafo Marcus Valance começou trabalho de voluntariado como patrulhador nas praias da Grécia, ajudando os migrantes sírios a chegar em segurança ao país.
Depois desta experiência, Marcus começou a percorrer os campos de refugiados por toda a Grécia, captando os refugiados que conseguiam sorrir perante as adversidades. Muitos deles vivem em tendas, comem pouco e vêem as suas crianças a brincar com brinquedos inventados.
“O mundo está demasiado habituado a ver imagens de refugiados sem esperança, em campos enormes, onde a comida e roupa é escassa”, relembra o Daily Mail. As fotografias agora partilhadas por Marcus têm um objectivo inverso: elas tentam captar os refugiados a sorrir, ignorando a adversidade.
“Muitas pessoas caminham em sapatos de números diferentes, vivem em tendas, muitas vezes debaixo de tremendas tempestades e ventos fortes. E os miúdos andam por todo o lado, a cair e levantarem-se. Eles são resilientes – na verdade, todos os refugiados são”, explica Marcus.
De acordo com o fotógrafo, muitos refugiados começaram a construir escolas e lojas nos campos, tentando tornar o seu dia-a-dia cada vez mais normal. “Se passássemos pelas ruas destes campos, todas as famílias nos convidariam para beber um chá”, concluiu o fotógrafo.
[nggallery id=3109 template=greensavers]