O empreendedorismo chegou à lua
A Google e a X Prize, uma organização sem fins lucrativos, estão a liderar um projecto que quer levar à lua empresas privadas. A primeira que conseguir pôr o pé, literalmente, na superfície lunar, receberá 20 milhões de dólares como prémio.
Desde 1972 que não chegam à lua missões tripuladas. A agência espacial americana NASA praticamente abandonou essas iniciativas e países como a Rússia e a China têm feito explorações, mas sem astronautas a bordo. A crise económica e outras prioridades ao nível da investigação do espaço sideral levaram os governos a desinvestir nesse projecto.
Conscientes de que com dinheiros públicos a exploração da lua nunca mais avança, algumas empresas decidiram unir-se para levar por diante esta aventura sempre adiada. A associação entre a Google e a X Prize para este efeito já tem alguns anos. Data de 2007 o lançamento que esta parceria fez do “Prémio Lunar”, destinado a distinguir os primeiros empreendedores a cumprir a missão de chegar à lua e percorrer 500 metros no terreno por meio de uma sonda controlada à distância pela Terra.
Mesmo com a colaboração de empreendedores como Elon Musk, o fundador da Tesla e da Space X, empresa de exploração espacial, até agora esse projeto não descolou por falta de candidatos com propostas viáveis. Mas finalmente o cenário parece estar a animar. De 29 candidaturas apresentadas, oriundas de 14 países, emergiu uma com um projecto credível, a brasileira Spacemeta. Entretanto as americanas Moon Express e Astrobotic, a neozelandesa Rocket Lab e a israelita Space IL estão também a dar passos seguros rumo à lua. Já há previsões de lançamentos para 2017.
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