O estilo de vida nómada do urso polar torna a vida no jardim zoológico uma chatice



Por que razão é tão difícil manter em jardins zoológicos espécies de grande envergadura como os ursos polares?

De acordo com uma investigação internacional, tal pode dever-se ao seu estilo de vida naturalmente itinerantes e semi-nómada. Na natureza, animais como os ursos polares tendem a deslocar-se para novos locais várias vezes por ano, algo que envolve a tomada de decisões (“devo ficar ou devo ir?”), escolha, controlo e exposição à novidade. Isto significa que podem ter dificuldade em lidar com a falta de escolha e a exposição a novos ambientes em cativeiro.

Por outro lado, dizem os investigadores, espécies naturalmente “caseiras” como as raposas vermelhas (que, em cativeiro, podem ser mantidas mesmo em condições intensivas de criação de peles) passam todo o seu tempo num território pequeno e intimamente conhecido que podem atravessar várias vezes por dia – e este pode ser o segredo da sua capacidade de prosperar em jardins zoológicos.

Segundo a equipa, compreender por que razão alguns animais são propensos ao stress em cativeiro é essencial para ajudar a melhorar a criação em cativeiro e o bem-estar dos animais.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...