O fenómeno da super Lua visto da Estação Espacial Internacional (com FOTOS)



Oleg Artemyev, um astronauta russo, partilhou na sua conta do Twitter várias fotos da super Lua que pôde ser vista na noite de domingo para segunda-feira, mas de uma perspectiva bem diferente: a partir do espaço.

O astronauta encontra-se a bordo da Estação Espacial Internacional e como tal teve a oportunidade de presenciar o fenómeno a partir do espaço. A super Lua da noite de domingo foi ligeiramente mais “expressiva” que a ocorrida a 12 de Julho, pois encontrava-se à distância mínima da Terra em fase de Lua Cheia. A Lua Cheia deste fim-de-semana esteve 14% maior e 30% mais brilhante que as restantes Luas Cheias do ano, refere o Daily Mail.

Além de ter sido a super Lua mais “dramática” do ano, o evento foi acompanhado por outro fenómeno natural, as Perséiades. Este fenómeno trata-se de uma chuva de partículas associada ao cometa Swift-Tuttle, que a cada 133 anos percorre o Sistema Solar e deixa uma chuva de pó e partículas que atingem a atmosfera terrestre a grandes velocidades.

Quando atingem a atmosfera estas partículas incendeiam-se, criando um espectáculo luminoso conhecido como as Perséiades. O fenómeno é assim denominado devido ao radiante de onde parecem vir, localizado na constelação de Perseus. As Perséiades, ao contrário da super Lua, podem ser vistas durante toda a semana. O espectáculo já foi visto na China, Austrália e Nova Zelândia, mas também será observável no Hemisfério Norte devido à trajectória da órbita do Swift-Tuttle.

A 9 de Setembro será possível observar outra super Lua, mas não tão expressiva quanto esta.

[nggallery id=825 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...