O grande Eclipse



O eclipse solar total – quando a Lua tapa a totalidade da superfície visível do sol – é uma oportunidade única na vida. Por isso não é de estranhar toda atenção gerada por este fenómeno que acontece amanhã, dia 21 de Agosto.

Infelizmente, em Portugal haverá pouco para ver, já que o seu início coincide com o nosso pôr do sol. O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) estima cerca de 19% da superfície encoberta, com início marcado para as 19h45. Na Madeira e nos Açores esse valor sobe já para os 33% e 28% respectivamente, sendo que os Açores será também o sítio em Portugal onde o eclipse será visível por mais tempo, com início marcado para as 18h40, tal como pode ver na imagem em baixo do OAL.

eclipse oal

Ainda assim, o Observatório alerta para os riscos para a visão humana de uma observação mais demorada do sol. Os óculos escuros não são protecção adequada e nunca se deve olhar para o sol por mais de poucos segundos,, e fundamental mesmo, é “a utilização de filtros solares para protecção dos olhos (filtros oculares) ou de equipamentos adequados para observação dos eclipses solares, é absolutamente imperiosa. Estes filtros especializados reduzem drasticamente toda a radiação solar: ultravioleta, visível e infravermelha. Só através deles se poderá observar um disco solar luminoso bem definido, porém, não deve fazer uma observação continuada do sol mesmo usando os filtros solares. As características físicas destes filtros traduzem-se por uma transmitância inferior a 0,003% na banda visível e inferior a 0,5% no IV próximo. Se usar óculos deve colocar os filtros solares oculares antes deles e não esforce a vista. Não tendo os meios adequados é preferível desistir da observação directa e recorrer à observação por projecção, que aumenta a imagem e proporciona uma visão segura e confortável.”

Sendo assim, pode dar uma espreitadela ocasional ao sol, para ver ao vivo, mas melhor mesmo é olhar para o telemóvel. Isto porque a Nasa, através da sua aplicação, vai transmitir todo o eclipse a partir dos pontos mais espectaculares para o efeito: no solo, em balões de altitude ou aviões, e até mesmo da Estação Espacial Internacional. No site que a agência americana criou, pode ver tudo, ler tudo, e encontra também o link para as várias apps da Nasa. Existem outros que também pode seguir, como do Instituto Smithsonian, o importante é não perder o eclipse, mas em total segurança. 

eclipse eua

Fotos: Oal / Nasa





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...