Alguma vez pensou na quantidade de lixo que faz num dia? E num mês? Num ano? Em média, uma pessoa produz diariamente dois quilos de lixo, quase 720 kg num ano.

Insatisfeita por fazer parte desta estatística, a nova-iorquina Lauren Singer sabia que tinha de mudar os seus hábitos diários pouco amigos do ambiente, mas não por onde começar.

A decisão de mudança de Lauren aumentou ao ouvir Jefferey Hollander, fundador do projecto Seventh Generation, afirmar que todas as acções do Homem têm um impacto directo no meio ambiente. Mesmo as mais simples, como beber água por garrafas de plástico, vão, num futuro próximo, provocar consequências ambientais.

Após várias pesquisas, Lauren descobriu a Casa sem Desperdício, o projecto de uma família da Califórnia que partilha um dia-a-dia sustentável, e começou a fazer alterações profundas na sua vida. Depois de vários ajustes diários, e ao fim de dois anos, o lixo acumulado por Lauren era tão pouco que facilmente cabia num pequeno pote de cozinha.

No site Trash is for Tossers, Lauren partilha passos para uma vida livre de desperdício, onde só o lixo mesmo impossível de evitar tem lugar. Há ainda sugestões de produtos ecológicos, como as escovas de dentes biodegradáveis e uma fórmula para uma loção corporal caseira.