O magnífico Parque Natural do Faial (com VÍDEO)
O Parque Natural do Faial foi distinguido, pela Comissão Europeia, como o destino para representar Portugal no programa EDEN (European Destinations of Excellence – Destinos Europeus de Excelência), importante galardão atribuído pela União Europeia aos melhores locais da Europa para actividades turísticas sustentáveis – e que pela primeira vez se associa ao nosso país.
O Economia Verde visitou o parque, recolhendo imagens que nos deixam complemente deslumbrados. “Neste momento, o parque tem 37 parceiros, que lhe dão um leque de ofertas muito grande, desde o mergulho com tubarões, percursos pedestres, observação de cetáceos, passeios de barco e jipe ou caminhadas aquática”, explicou João Melo, director do Parque Natural do Faial.
Um dos parceiros é a Casa D’Ávilas, responsável por dinamizar algumas das actividades do parque. “Fazemos descidas à caldeira, trilhos pedestres, visitas aos centros de libertação”, explica Filipe Ávila, guia certificado pelo Parque Natural do Faial e responsável pela Casa D’Ávilas.
Apesar da beleza da paisagem, o grande objectivo do parque é garantir que os visitantes chegam durante todo o ano. “Os picos de Julho e Agosto estão sempre sobrelotados, mas era importante trazer as pessoas noutros períodos”, explica Filipe Ávila.
A próxima aposta do Parque Natural do Faial é uma rota pedestre com 37 quilómetros, que ajudará a trazer mais visitantes – de preferência, noutras alturas do ano.
Veja o episódio 166 do Economia Verde.