O maior mamífero da Savana tem um novo lar no Zoo de Lisboa: a Savana MEO
Foi hoje inaugurado o novo espaço lúdico-pedagógico Savana MEO, uma instalação que resulta de uma parceria entre o MEO e o Jardim Zoológico de Lisboa, e que tem como principal objetivo homenagear o elefante-africano-de-savana.
No mês em que se assinala o Dia Mundial da Conservação da Natureza (28 de julho), as duas entidades juntam-se para abrir o novo espaço – três vezes maior que o anterior – que além de abrigar outras espécies da Savana, como girafas e nialas, será também dinamizado através de encontros com Educadores e Tratadores das diversas espécies.
Os quatro elefantes da espécie que habitam no Zoo, o macho Jasa (23 anos) e as três fêmeas Nina (30 anos), Primavera (16 anos) e Assunção (15 anos), ganham assim um novo habitat com sombras foscas, pontos de água, vegetação parca e novos substratos a cobrir o solo.
Carlos Agrela Pinheiro, membro da administração do Jardim Zoológico, explica: “Procurámos dar aos elefantes uma área bastante maior, integrando com outras espécies, que penso que permitirá melhorar a capacidade reprodutiva desta espécie e proporcionar mais enriquecimento ambiental e melhores condições”.
“Estamos próximos de celebrar o dia 28 de julho, o Dia Mundial de Conservação da Natureza, e podermos também enquanto empresa que é socialmente responsável, uma empresa que sente também a responsabilidade de garantir um mundo mais sustentável e podermos ter esta colaboração da qual muito nos orgulhamos. Enquanto líderes recebemos muito da sociedade portuguesa, e entendemos também que temos um papel q desempenhar nesta sociedade”, afirma João Epifânio, CSO B2C da Altice Portugal.
O elefante-africano-de-savana apresenta desde 2008 um acentuado declínio da sua população, que culminou com a mudança de estatuto de conservação registada no passado mês de maio que transitou de “vulnerável” para “em perigo”, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Nesse sentido, o Jardim Zoológico de Lisboa integra o Programa Europeu de Reprodução da Espécie (EEP).