O mais incrível jardim vertical do mundo foi finalmente inaugurado (com FOTOS)



Há anos que lemos que o Bosco Verticale, em Milão, via marcar uma era na área dos jardins verticais, mas o projecto foi tão badalado que, feitas as contas, ainda nem inaugurado tinha sido e já era considerado uma obra de arte. Até agora: o Bosco Verticale, a maior floresta vertical do mundo, foi finalmente inaugurado na terça-feira, na cidade italiana.

A obra da Stefano Boeri Architects tem cerca de um hectare de vegetação luxuriante, numa cidade reconhecida, entre muitas outras coisas, pela poluição atmosférica. A sua fachada florestal tem 21 mil plantas e irá absorver CO2 e particular, reduzir a poluição sonora e, esperam os seus criadores, o calor urbano. Irá também criar oxigénio e microclimas favoráveis.

O projecto megalómano custou €2 mil milhões (R$ 6 mil milhões), através de uma parceria público-privada (PPP), e faz parte da renovação do bairro de Porta Nuova. Com 80 e 111 metros, respectivamente, as torres conseguem “agarrar” árvores entre os 2,7 metros e os 9,1 metros.

O edifício tem certificação LEED Gold e está ainda equipada com um sistema de reciclagem de águas cinzentas e irrigação, para além de células solares fotovoltaicas.

Apesar de ter sido oficialmente inaugurado na sexta-feira, o edifício recebeu os primeiros hóspedes em Setembro. Com as famílias vieram também várias aves, que viram no Bosco Verticale um bom local para acasalar – há mais de 100 espécies de plantas diferentes representadas.

“A chave para este projecto é a biodiversidade”, explicou Stefano Boeri, responsável pelo design.

O edifício terá 22 mil casas, 6.400 metros quadrados de espaço para escritórios e 650 espaços comerciais. Quase dois dos dez proprietários, até agora, são estrangeiros. Veja algumas fotos do magnífico projecto. Caro, mas magnífico.

[nggallery id=213 template=greensavers]

Foto: Andrea / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...