O meio de transporte mais absurdo e perigoso de sempre: uma estante de livros (com fotos)



Antes de ler este artigo, fique com esta informação: o Circular Walking Bookshelf é muito pouco prático e nada funcional. E, provavelmente, nunca será comercializado (nunca se sabe, porém).

Agora, já pode sorver as restantes informações sobre esta estante sui generis. Criada pelo arquitecto David Garcia, actualmente a viver em Copenhaga, Dinamarca, esta estante faz parte da The Archive Series, uma série de investigações sobre livros e espaço, que pretendem esbater as fronteiras entre arte e design.

O objectivo destas investigações – e desta estante, em particular – é apelar aos sentidos, criando uma narrativa que, não raras vezes, chega ao absurdo. Como aliás, pode ler no blog do próprio arquitecto.

Se o absurdo desta ideia a torna impossível de ser comercializada, o conceito por trás desta iniciativa é mais interessante. Ele pretende explorar a relação entre os homens e os livros, a partir de ideias de densidade e micro espaços.

Numa altura em que os e-books ganham novos adeptos a cada dia que passa, não deixa de ser interessante ver que há designers e arquitectos que procuram perceber como pode uma pessoa ter espaço para construir uma livraria em casa. Ou transportar todos os seus livros nas suas viagens.

A iniciativa The Archive Series foi alvo de exposições, em Copenhaga, em 2005, 2007 e 2009.

Alguns agregadores norte-americanos, como o Gizmodo, estão a tratar este Circular Walking Bookshelf como um meio de transporte, o que está levar a uma vaga de críticas por parte dos seus leitores. E o leitor, o que acha deste projecto?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...