O mistério do lago perdido
Acontece todos os Verões sem grande explicação científica: um lago é sugado por um buraco misterioso e desaparece no parque Willamette National Forest, no estado do Oregon, nos Estados Unidos. Só volta a aparecer água quando chega a temporada de Inverno naquela região.
Apesar do insólito, os cientistas ainda não conseguiram explicar o fenómeno. De acordo com um comunicado do parque, a fissura do lago – conhecido agora como “Lost Lake” (em português, ‘lago perdido’) – tem origem vulcânica e a água escoa por meio de canais abertos por lava no subterrâneo.
“Não se sabe ao certo para onde a água vai, mas alguns investigadores apontam que ela cai por tubos de lava e se infiltra na rocha vulcânica, convertendo-se num lago subterrâneo”, disse à BBC um porta-voz do Parque Nacional de Willamette.
Alguns especialistas dizem que por estar sob uma área vulcânica, onde passa um rio de magma, a água endurece durante o Inverno e fica fria no Verão. Com isso, vai para a superfície quando a lava está endurecida e volta a ser sugada pelo buraco quando o magma volta ao estado líquido.
“A lava quente continua a fluir por debaixo da crosta terrestre, como se fossem túneis submarinos”, disse a porta-voz do parque. Esses túneis carregam a água como se fossem um sistema de saneamento. “O lago enche-se de água no inverno e depois seca por completo, convertendo-se num pasto.”