O mundo enigmático da tribo Samburu (com FOTOS)
Se é leitor regular do Green Savers certamente já leu algum texto da nossa colaboradora Ana Mineiro, uma viajante e jornalista que mantém o blog Comedores de Paisagem. Uma das tribos, porém, ainda não falada por Ana é a dos Samburu, que vive no norte do Quénia.
Esta tribo foi fotografada recentemente por Eric Lafforgue, que realçou o seu amor pela joalharia – braceletes construídas por pedaços de objectos do dia-a-dia das sociedades de consumo e de pneus, por exemplo. Tanto os Samburu como os seus vizinhos Rendille são semi-nómadas e fazem a sua vida a partir de um animal, a vaca.
Segundo o Daily Mail, que publicou recentemente as fotos de Lafforgue, o pequeno-almoço dos Samburu é um dos mais macabros de que já ouvimos falar. Eles usam uma flecha especial que entra na veia da vaca, sem a matar. Depois, misturam o sangue do animal com o leite dele – este dieta rirca em proteínas ajudam esta tribo a sobreviver num dos mais difíceis e duros ambientes do planeta.
Nos últimos anos, porém, cada vez mais elementos desta tribo apostam na agricultura para sobreviver – seria interessante que estas práticas, ainda que milenares, fosse substituídas por outras, que não agredissem os animais.
Veja algumas das fotos do Samburu.
[nggallery id=754 template=greensavers]