O projecto que une a reciclagem, responsabilidade social e a educação ambiental (com VÍDEO)
Há hábitos e boas práticas difíceis de incutir. No início dos anos 90, os portugueses foram aconselhados – massivamente – a reciclar, e os resultados têm sido positivos. Hoje, a reciclagem é mais do que colocar os frascos de azeitonas no ecoponto verde ou as caixas para ovos no amarelo.
Um dos grandes desafios da sociedade – portuguesa e não só – é incutir nos seus cidadãos os hábitos de reciclagem em produtos como pilhas, óleo, móveis, equipamentos eléctricos e electrónicos.
Uma das estratégias utilizadas por empresas é incentivar à reciclagem através de acções de responsabilidade social. Como é o caso da iniciativa Equipa Worten Equipa, desenvolvida pela loja de produtos tecnológicos em conjunto com o Banco de Bens Doados e a ERP Portugal e que oferece €50 em equipamentos novos para instituições de solidariedade, de norte a sul do país, por cada tonelada de REEE (resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos) recolhida.
Para colaborar com a causa, os consumidores podem entregar os seus equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida na Worten. “Os equipamentos podem estar avariados – uma máquina de lavar roupa, um frigorífico, televisão, pequenos electrodomésticos e até mesmo lâmpadas economizadoras”, explicou ao Economia Verde a responsável de comunicação da ERP Portugal, Filipa Moita.
Estes equipamentos têm de ter um tratamento específico, uma vez que têm substâncias nocivas ao ambiente e saúde. “Por exemplo o mercúrio das lâmpadas economizadoras ou os gases CFC dos frigoríficos”
Os resíduos são recolhidos pela ERP Portugal e separados em categorias operacionais. No total, foram já investidos €1 milhão no projecto.
O projecto surgiu em 2009 e, desde então, já ofereceu mais de 13 mil novos equipamentos, impactando o dia-a-dia de 125 mil pessoas. A Equipa Worten Equipa recolheu, entre 2009 e 2013, mais de 23 mil toneladas de REEE, encaminhadas para reciclagem e poupando recursos e o ambiente.
Nestes quatro anos, já foram ajudadas mais de 1.200 instituições. “Não temos palavras para expressar o nosso reconhecimento”, frisou Manuel Ribas, da conferência vicentina de São Domingos de Rana. Esta associação acabou de receber três frigoríficos novos, que irão ser utilizados por 300 famílias. “Vai ajudar-nos a conservar alguns produtos – já não tínhamos condições para o fazer”, concluiu.
Veja o episódio 178 do Economia Verde, que mistura ambiente com responsabilidade social.
Foto: Andrew Kelsall, Graphic Designer / Creative Commons