O que acontece às baterias dos carros elétricos quando chegam ao fim de vida?



Já nos aconteceu várias vezes: numa conversa sobre veículos elétricos (VEs) a pessoa do lado de lá mostra-se desconfiada sobre este tipo de transporte dizendo que as baterias produzem imensa poluição por irem parar à lixeira quando chegam ao fim da sua vida útil. Quer seja por falta de informação ou porque há locais na Internet que se dedicam a espalhar informação errada, a verdade é que muitas pessoas ainda acreditam nesta falácia.

Juntamente com estas dúvidas sobre o que acontece no fim de vida das baterias, vamos tentar esclarecer outras também relacionadas com as baterias dos VEs que são comuns e andam de mãos dadas com esta.

 

As baterias dos VEs não são iguais às do telemóvel?
Sim e não. De um modo geral sim, são. A química presente na bateria de um carro elétrico é semelhante àquela presente nas baterias de smartphones e outros aparelhos que usem baterias de iões de lítio. Todavia, há um ponto fulcral que é diferente entre estas duas categorias: a reserva extra. Passamos a explicar.

As baterias de iões de lítio não gostam de ser carregadas a 100% e descarregadas a 0%. Por questões relacionadas com a própria química desta tecnologia, se o fizéssemos as baterias teriam um tempo de vida curtíssimo. Assim, aquilo que telemóveis e carros elétricos dizem ser 100% ou zero porcento, na realidade não é porque há sempre uma reserva extra de bateria, invisível para o utilizador, para assegurar que a bateria nunca chega a estes dois extremos.

Na bateria de um VE, esta reserva é muito maior do que a presente na bateria de um telemóvel, por haver mais espaço físico num carro. Assim, as baterias para VE duram muito mais tempo, até porque foram feitas a pensar na durabilidade e não na espessura – como acontece na eletrónica de consumo.

 

As baterias dos VEs são recicladas?
Sim, são. A Tesla, por exemplo, disse em junho passado que o fazia quando as baterias dos seus carros chegavam ao fim de vida útil. E é fácil perceber porquê: as baterias incluem metais valiosos que são mais fáceis de extrair recorrendo à reciclagem do que numa mina, pelo que não faz qualquer sentido enviar esta fonte de riqueza em potencial para a lixeira.

Mas há outras formas de reciclar a bateria de um VE, que vão além da extração dos metais valiosos que contêm.

 

Baterias de VEs são usadas em centrais de armazenamento de energia
Muitas empresas, como a Renault e a BMW, usam as baterias que já não servem para os seus veículos em centrais de armazenamento de energia. Isto é possível porque uma bateria que já não seja capaz de disponibilizar a energia de que um VE precisa, ainda tem muitas décadas pela frente enquanto fonte de armazenamento para a rede elétrica. Os requisitos são completamente diferentes, o que torna esta uma opção excelente do ponto de vista económico para os fabricantes automóveis – pense nisto da seguinte forma: do mesmo modo que um conjunto de pilhas pode já não ter potência para alimentar uma lanterna, não quer dizer que não sejam perfeitamente úteis para aparelhos muito menos exigentes, como é o caso do controlo remoto da TV.

 

Esperamos ter respondido às grandes dúvidas existentes sobre as baterias dos carros elétricos. A Bloomberg fez um artigo sobre a indústria nascente da reciclagem de bateriasde EVs, um mercado avaliado em 550 mil milhões de dólares. Nele, poderá ler mais sobre o que está neste momento a acontecer um pouco por todo o mundo e o que estão as empresas a fazer para reutilizar as baterias de EVs.





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