O que é o tereré, a bebida paraguaia reconhecida pela UNESCO
O Paraguai comemorou a decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de declarar o tereré, a tradicional bebida de ervas do pais, como Património Imaterial da Humanidade.
É uma bebida ancestral que se prepara a partir da mistura de água gelada com ervas medicinais denominadas “pohã ñana” esmagadas num almofariz. O tereré é uma infusão de ervas medicinais refrescantes (pohã ñana) em idioma guarani), preparada para suportar o calor intenso do verão, que varia entre os 30 e os 40 graus centígrados.
“Estamos emocionados pelo reconhecimento que representa um orgulho para todos os paraguaios, inclusivé, os estrangeiros que se adaptaram rapidamente aos nossos costumes”, disse o ministro da Cultura, Rubén Capdevila, em declarações à imprensa.
Normalmente consumida em grupo, a água com a infusão de ervas é depositada num recipiente (jarra de argila, plástico ou metal), e algumas vezes numa garrafa térmica.
Celebramos el histórico logro que significa la declaración como Patrimonio Cultural Inmaterial de la Humanidad (PCI) a las "Prácticas y Saberes Tradicionales del Tereré en la Cultura del Pohã Ñana, bebida ancestral guaraní en Paraguay" por parte de la UNESCO. pic.twitter.com/nCDs7WxvRU
— Rubén Capdevila (@capdevila_ruben) December 17, 2020