O que escondem os gigantescos círculos de pedras da Jordânia? (com FOTOS)
Doze grandes círculos de pedras foram descobertos, nos últimos anos, na Jordânia: oito entre Wadi el-Hasa e Shara, oeste do País, e quatro a norte do Oásis de Azraq. Ainda que eles pareçam altamente precisos, os investigadores e arqueólogos ainda não perceberam qua o seu propósito.
Apesar de os primeiros círculos terem sido descobertos nos anos 20, a verdade é que o recurso a imagens de satélite tem vindo a descobrir vários outros – o último em 2002 – e os cientistas acreditam que mais serão descobertos nos próximos tempos.
A tecnologia apenas fez disparar a curiosidade dos arqueólogos, que ainda não conseguiram detalhar qual o objectivo destas construções monstruosas feitas de pedras e pedregulhos – os diâmetros variam entre os 220 metros e os 455 metros.
“A paisagem do Médio Oriente tem densas estruturas circulares ou sub-circulares espalhadas. A maioria são círculos, mas há muitas que são geometricamente precisas, ainda que por vezes distorcidas”, explicou David Kennedy, da University of Western Australia.
Assim, elas teriam de ter sido construídas por 12 ou mais trabalhadores e desenhadas por um “arquitecto”. Entre aspas, claro, porque estas construções terão sido feitas num período entre 2.000 e 4.500 antes de Cristo.
Segundo os investigadores, algumas respostas serão dadas nos próximos anos, à medida que sejam exploradas as imagens de satélite e feitas escavações no terreno. Até lá, espera-se que os círculos não sejam destruídos pela expansão das cidades vizinhas – na verdade, dois deles foram destruídos, nos últimos anos, devido a este facto.
[nggallery id=1123 template=greensavers]