O que está Portugal a fazer pelos objectivos de desenvolvimento sustentável?



Comemora-se hoje o 2º aniversário da aprovação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelas Nações Unidas (ONU). Para assinalar esta data, centenas de Organizações da Sociedade Civil (OSC), erguem a sua voz para pedir contas sobre o que está a ser feito para implementar a Agenda 2030 e pedir mais acção para a concretização dos ODS (#ACT4SDGs). 

Através da campanha We the People ACT4SDGs, milhares de activistas mobilizam-se nesta data em diversos eventos por todo o mundo. Manila, Buenos Aires, Bruxelas, Cidade do México e Nairobi juntam-se a esta iniciativa para chamar à atenção para a importância dos ODS, bem como responsabilizar os governos para que cumpram os compromissos que assumiram ao aprovar a Agenda 2030.

A 25 de Setembro de 2015, 193 líderes mundiais aprovaram uma agenda global para todos os cidadãos e cidadãs que pressupõe a adopção de 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, com destaque para o aumento das desigualdades, migrações forçadas, escalada de conflitos, alterações climáticas, entre outros.

Já este ano, Portugal apresentou junto das Nações Unidas um Relatório Voluntário com o ponto de situação do que foi feito a nível nacional.

Para a CPADA- Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, o futuro passa por pôr as ideias em prática, criando por exemplo um Plano Global de Acção que crie espaços concretos de participação e envolvimento da Sociedade Civil, Sector Privado e Academia num esforço conjunto para alcançar o lema da Agenda 2030 “Não deixar ninguém para trás!”.

Foto: Cristina Buenfil / flickr 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...