O que fazem 20 cães de cimento espalhados pelas ruas de Barcelona?

Quem caminhar por Barcelona por estes dias vai cruzar os seus passos com vários cães de cimento pelo caminho. Vinte estátuas que querem despertar a atenção de quem por elas passa para a questão da compra vs adopção de animais de companhia.

Uma campanha lançada pela autarquia desta cidade espanhola, para alertar os habitantes de Barcelona para os animais do Centro de Acogida de Animales de Compañía de Barcelona à espera de um dono exemplar.

Feitas a preceito para corresponder quase na perfeição aos seus modelos, estas figuras de cimento imitam cães verdadeiros que estão disponíveis para adopção neste centro animal.  Apetrechadas com placas de identificação, cada estátua conta a história de um animal, sendo possível ver um pequeno vídeo com imagens e curiosidade sobre cada cão.

Uma iniciativa bem tecnológica, com uma mensagem bem clara: há muitos animais ansiosamente à espera de um lar, lembrando que adoptar um animal de companhia é uma responsabilidade para toda a vida.

Em 2017, só o Centro de Acogida de Animales de Compañía de Barcelona acolheu mais de 1300 cães e gatos, sendo que 1200 foram já adoptados.

Foto: Carles Ribas via El País