O que mudou nos bombeiros de Mangualde com a vitória no Quartel Electrão?



De Outubro a Dezembro de 2011, os bombeiros voluntários (BV) de Mangualde recolheram 114 toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE), vencendo a primeira edição do projecto Quartel Electrão.

Numa altura em que o Quartel Electrão regressa com uma nova edição, o Green Savers entrevistou o presidente dos BV Mangualde, João Soares, para perceber como a vitória neste concurso de sustentabilidade mudou o dia-a-dia da corporação e os seus hábitos de sustentabilidade.

O que mudou na vossa corporação com a vitória no Quartel Electrão?

Diria que nada mudou com a vitória do Quartel Electrão, mas que obtivemos ganhos significativos, desde logo no aspecto da melhoria colectiva para as questões ambientais, no reforço dos nossos meios ao nível dos veículos de saúde e na angariação de fundos suplementares.

Quantos doentes são em média transportados, por mês, na ambulância que receberam?

A ambulância foi recebida pelos BV Mangualde, simbolicamente, no dia 24 de Janeiro de 2012, no Centro de Congressos do Estoril, na Sessão Missão Cumprida do Quartel Electrão. A 24 de Fevereiro desse mesmo ano, numa cerimónia realizada no auditório do quartel dos BV Mangualde, foi feita a entrega oficial da ambulância pela Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3E).

Por mês, em média, são transportadas 6 pessoas (doentes).

Qual a importância do projecto Quartel Electrão para sensibilizar as populações para a sustentabilidade ambiental?

O projecto Quartel Electrão é de grande importância tendo em conta o objectivo do apoio cívico às Associações Humanitárias de Bombeiros, através da sensibilização das comunidades envolvidas, para o esforço global da reciclagem e valorização dos resíduos eléctricos e electrónicos.

A participação neste projecto é um contributo muito positivo para a melhoria da sustentabilidade ambiental, e portanto, para um mundo mais limpo e verde.

Vão participar na próxima edição?

Eu diria que os Bombeiros Voluntários de Mangualde nunca deixaram de participar neste projecto. Logo no dia da entrega oficial da ambulância, em 24 de Fevereiro de 2012, assinámos um protocolo com a Câmara Municipal de Mangualde e a Amb3E para a criação de um Ponto de Recepção do Sistema Integrado de Gestão de REEE.

Ao abrigo deste protocolo, desde essa data até hoje, já recolhemos várias toneladas de resíduos, que estamos a entregar a um operador logístico indicado pela Amb3E.

Como conseguiram recolher 114 toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos? E como comunicaram esta iniciativa à comunidade, para vos ajudar?

Não foi fácil conseguir recolher 114 toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos. Foi preciso muito empenhamento, determinação e trabalho colectivo de uma equipa que, desde a primeira hora, estabeleceu como objectivo ganhar o primeiro prémio.

Para alcançar este desiderato, paralelamente, foi feita uma divulgação maciça, junto da comunidade e noutros concelhos vizinhos onde o projecto não se estava a desenvolver, através das redes sociais, da imprensa local e regional, do envio de mensagens de telemóvel (mais dee 4000), de panfletos, cartazes, sensibilização nas escolas, junto dos amigos e empresas e muitos contactos pessoais.

Como é que esta iniciativa acabou por influenciar os próprios comportamentos dos vossos colaboradores no seu dia-a-dia sustentável?

Como referi anteriormente, depois da cerimónia da entrega oficial da ambulância os BV Mangualde nunca deixaram de fazer recolhas de EEE. Isto para dizer que todas as pessoas que fazem parte da nossa Instituição, colaboradores e voluntários têm presente no seu espírito um comportamento preocupado, cooperante e empenhado no dia-a-dia sustentável.

O que diria a qualquer corporação de bombeiros que esteja a pensar em participar na nova edição do Quartel Electrão?

Às corporações de bombeiros que estejam a pensar participar na nova edição do Quartel Electrão, eu diria para aproveitarem este projecto visando duas finalidades: a angariação de fundos tão necessária para a sustentabilidade financeira das associações e para terem oportunidade de dar o seu contributo na melhoria dos seus concelhos, tornando-os mais limpos e verdes.

Com esta atitude poderão dar mais um exemplo cívico, que os Bombeiros sabem transmitir às comunidades e, deste modo, sentirem-se também orgulhosos e satisfeitos por este tipo de ajuda às suas populações.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...