O que não sabia sobre vinho



Esqueça os “taninos bem presentes” e a “cor rubi profunda” ou os “complexos aromas a amoras silvestres e a baunilha queimada”, porque este novo site da Sogrape vinhos não trata de nada disso.  Aqui procura-se informar o consumidor focado na saúde e no bem estar, com uma série de dados menos (ou nada) comuns neste mundo dos vinhos. Nomeadamente quanto ao seu valor energético (quantidade de calorias), à presença de alergénicos ou à adequação para vegetarianos e vegans, por exemplo.

Mas o site vai ainda mais longe e disponibiliza também informação generalizada sobre o papel (fundamental) do vinho na tradicional dieta mediterrânica, Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.  

Este lançamento coincide também com a semana em que decorre a “Wine in Moderation Week” – cinco dias dedicados à sensibilização, no meio laboral, do consumo de bebidas alcoólicas, reforçando a importância de um consumo de vinho moderado através de iniciativas e actividades que visam promover um estilo de vida saudável. Fala-nos por exemplo da famosa “Curva J”, baseada em investigações científicas, que provam como um consumo moderado está associado a um menor risco de mortalidade e a uma melhoria da saúde dos indivíduos, mas que, pelo contrário, cada bebida consumida para além do recomendado aumenta drasticamente esse risco.

sogrape

O site tem neste momento 183 referências no portefólio, que englobam as marcas da casa Sogrape e inclui vinhos de mesa, do Porto e aguardentes. Ficamos assim a saber, por exemplo, que 100 ml do mítico Barca Velha (versão 2008, a última a chegar ao mercado) tem 11,1 gramas de álcool e 0,3 gramas de açúcares. O seu valor energético é de 85 Kcal. E ficamos também a saber que a Sogrape não tem no seu portefólio vinhos brancos para adequados a veganos. Já os tintos podem beber à vontade, desde que com moderação…





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...