IKEA, H&M, SIG, Marks e Spencer, Jysk, Mitsubishi Paper Mills ou Fuji Xerox são algumas das empresas que recentemente assinaram a Declaração de Vancouver, uma iniciativa que quer potenciar o compromisso das empresas com aprovisionamento de produtos certificados e o uso de materiais provenientes de fontes responsáveis.

Em comunicado, a FSC Internacional explica que a assinatura da “Declaração de Vancouver” teve lugar durante a Assembleia Geral desta instituição. E qual a importância de ter as grandes empresas como parceiras desta iniciativa? “As florestas são um recurso natural sensível, e a vida de muitas pessoas depende do seu uso sustentável e responsável. Ao se comprometerem a utilizar produtos florestais com certificação FSC, os nossos parceiros estão a ajudar a proteger as florestas – e o planeta – para as gerações futuras”, afirmou Kim Carstensen, Director-geral do FSC.

A Declaração de Vancouver surge assim como um dos contributos do FSC para o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Numa altura em que as alterações climáticas estão na ordem do dia, torna-se imperativa uma mudança de comportamento e uma conscientização sobre a gestão responsável da floresta.