O seu próximo relógio poderá ser feito de café
O seu próximo relógio pode ser sustentável, fabricado a partir de resíduos alimentares reciclados e ter um ligeiro aroma a café. O primeiro relógio do mundo feito a partir de café reciclado acaba de ser lançado e chama-se “The Coffee Watch”.
Segundo o site “Inhabitat”, em colaboração com a marca Label Kaffeeform, a Lilienthal Berlin criou este relógio após um Kickstarter bem-sucedido no Outono passado e já ganhou vários prémios.
Kaffeeform traz conhecimentos especializados em materiais enquanto a Lilienthal Berlin traz a experiência em design de relógios. Juntos, produzem esta criação única para uma linha de produtos sustentável. O café não está apenas no design do relógio. Está tão cheio de resíduos reciclados de café moído que até tem o maravilhoso aroma do café.
Há três anos, Jacques Colman, um dos três fundadores da Lilienthal Berlin, produziu uma caneca de café Kaffeeform e achou o material interessante. “O material do Kaffeeform parecia robusto e sólido e, por isso pensei, porque não fazer dele uma caixa de relógio?”, disse ao site “Inhabitat”.
Assim, aproximou-se de Julian Lechner, fundador da Kaffeeform. Após inúmeros protótipos, o produto resultante é feito a partir de borras de café recicladas recolhidas nos cafés de Berlim e enviadas para fábricas para processamento. Os designers realçam que esta composição inovadora de material é feita exclusivamente de ingredientes naturais e não é de forma alguma inferior aos outros relógios da Lilienthal Berlin.
A ideia deste relógio é estabelecer um novo padrão para a indústria relojoeira sobre sustentabilidade para o futuro. “Há uma grande tendência no sentido de uma maior sustentabilidade em muitas áreas. Na nossa indústria, infelizmente, os relógios por vezes ainda funcionam um pouco lentamente. O nosso maior objetivo é mudar isso”, diz Colman.
O próximo objetivo é inspirar mais pessoas a comprar relógios sustentáveis, acrescentam, sublinhando que existe produto mais do que suficiente para usar nesta linha porque só na Alemanha, cada pessoa bebe uma média de mais de 164 litros de café por ano. São 43 galões.